Ginásio Wilson Buch | Mafra Futsal

GINÁSIO DE ESPORTES WILSON BUCH

Ginásio de Esportes Wilson BuchEm área central da cidade, o Ginásio de Esportes Wilson Buch é o palco dos embates do Mafra Futsal. A edificação foi construída no ano de 1968 pelo Governo de Santa Catarina, durante a gestão Ivo Silveira, que na época, batizou o ginásio com seu nome – como ocorreu em diversas cidades catarinenses que receberam a mesma estrutura.

Na época, além de Mafra, o projeto do então Ginásio Ivo Silveira contemplou pelo menos outras oito cidades em Santa Catarina: Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Lages, Rio do Sul e São Bento do Sul. Mais tarde, através de decretos municipais, algumas cidades alteraram a nomenclatura de seus ginásios, entre elas Mafra, que em 1985 homenageou o desportista Ervino Wilson Buch.

INTERDIÇÃO
Desde sua inauguração o ginásio havia passado por uma única reforma, em 1993, quando foi feita a mudança da canalização de água, troca de fiação elétrica, reparos na cobertura, piso, arquibancadas, banheiros e vestiários. Além da pintura das paredes internas e externas.

No ano de 2007, o Corpo de Bombeiros alertou a Prefeitura que a estrutura física do ginásio precisava urgentemente de reparos, pois colocava em risco seus usuários. Em abril de 2010, o Corpo de Bombeiros pediu a interdição da estrutura ao Ministério Público, que acatou a solicitação, ficando o ginásio interditado por quase dois anos.

REFORMA
Em meados de 2011, o então secretário de desenvolvimento regional, Wellington Bielecki solicitou extinção do contrato de cessão de uso do ginásio pela Prefeitura Municipal e, intercedeu positivamente, por meio de recursos do Pacto por Santa Catarina, para que iniciassem as obras de reforma em novembro do mesmo ano.

As obras de revitalização totalizaram um investimento no valor de R$ 1.400.000,00. A quadra ganhou tamanhos oficiais (40m x 20m), para disputa de campeonatos estaduais e nacionais, com área total de 2.265m². Foi realizado ainda a ampliação, revitalização e urbanização externa do ginásio. A reforma contemplou também a adequação às normas de prevenção e combate a incêndios vigentes, obtenção de acessibilidade, objetivando um grande incremento às boas condições de práticas esportivas, e inclusão social.

ENTREGA DAS CHAVES
Durante a apresentação da equipe para a temporada 2014, o então secretário de desenvolvimento regional da 25ª SDR de Mafra, entregou para Alcindo Hort, gestor do projeto Mafra Futsal, a chave do Ginásio de Esportes Wilson Buch, o qual desde então é usado para treinamentos e jogos oficiais de suas equipes.

Ginásio cheio - 180º (5)

LOCALIZAÇÃO
Rua:
Marechal Deodoro da Fonseca, nº 580 – Centro
CEP: 89.300-172
Cidade: Mafra – Santa Catarina
Referência: Ao lado da Escola Barão de Antonina.

Fornecedor oficial: