História | Mafra Futsal

ANOS 90

A cidade de Mafra fez história no cenário estadual e brasileiro de futsal na década de 90, quando na época, era representada pela equipe Mafra Arisco e mais tarde, Mafra Dellerba – projetos que ao longo dos anos foram descontinuados.

RETOMADA EM 2012

Em 2012, considerando a grande paixão do povo mafrense pela modalidade e a força das nossas cores, o projeto de futsal na cidade de Mafra foi retomado.

No dia 31 de janeiro de 2012, tendo como local o Alyss Express Hotel, o projeto Mafra Futsal foi lançado oficialmente, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Mafra, patrocínio master da Ferromax MDF & Ferragens (que deu nome ao projeto até 2018), além de diversas outras empresas locais. A apresentação do primeiro plantel aconteceu em 14 de fevereiro, no Clube Zeppelin.

PRIMEIROS JOGOS

Diante da equipe Tecnoart, da cidade de Papanduva, o primeiro plantel do Mafra Futsal se apresentou a sua torcida em jogo amistoso, no dia 08 de março de 2012, no Clube Zeppelin. A equipe mafrense, ainda sob o comando do técnico Ricardo Japonês, venceu pelo elástico placar de 9 a 0.

Com casa cheia, diante da extinta CRE Xaxiense, já sob o comando do gaúcho Peri Fuentes, o Mafra Futsal estreou, no dia 14 de abril de 2012 em competições oficiais. A primeira rodada da então Primeira Divisão do Campeonato Estadual terminou com vitória para o time mafrense por 2 a 1. De virada, com gols de Ilson e Langa.

GOL HISTÓRICO

Um dos gols mais bonitos do futsal catarinense e até brasileiro, aconteceu no Ginásio Zeppelin, no dia 06 de outubro de 2012. O primeiro gol da vitória do Mafra Futsal por 7 a 1 diante do Moitas Futsal foi assinado por Douglas Jesus.

PRIMEIRA CONQUISTA
Mafra Futsal - Carreata JASC Regional 2012
Já no seu primeiro ano, o Mafra Futsal fez história! Quebrando um jejum de 19 anos, conquistou o título da Etapa Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). A conquista foi comemorada com carreata pelas ruas da cidade e muita festa, na tarde de 15 de outubro de 2012.

2013: SEGUNDO ANO DO PROJETO

Em 20 de fevereiro de 2013, em evento realizado na Zaz Pizzas & Massas Finas, autoridades, empresários, imprensa e demais convidados conheciam o plantel (totalizando 16 jogadores) e comissão técnica daquele ano, a qual tinha Daniel Junior como técnico.

MAIOR PLACAR

Uma goleada histórica! Pelo inesquecível placar de 13 a 2, o Mafra Futsal venceu o Adesp/Pinhalzinho na noite de 15 de junho de 2013. O destaque da partida foi o ala Matheus Kogikoski, autor de nove bolas na rede.

EM CANOINHAS, SEGUNDO TÍTULO

Mafra Futsal - Campeão JASC Regional 2013..
Na manhã do dia 20 de outubro de 2013, um domingo, a equipe erguia pelo segundo ano consecutivo o troféu de campeão regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). A etapa teve como sede a cidade de Canoinhas.

BRONZE A NÍVEL ESTADUAL

Mafra Futsal - Terceiro Lugar JASC Estadual 2013.
Em Blumenau, bronze com sabor de ouro! Na Etapa Estadual dos Jogos Abertos – em novembro de 2013 – diante de tantos grandes de Santa Catarina, o time mafrense ficou em terceiro lugar.

TEMPORADA 2014

Em 10 de fevereiro de 2014, iniciava a temporada daquele ano. Empresários, autoridades e apoiadores conheciam, em evento realizado no Chodeli Restaurante & Eventos, o plantel. Na ocasião, a equipe recebia a chave do Ginásio Wilson Buch, sede dos treinamentos e jogos da equipe. O time passava a contar com o comando técnico do treinador Fabiano Poffo (Binho).

PRIMEIRO JOGO NO NOVO WILSON BUCH

O primeiro jogo do Mafra Futsal no Ginásio Wilson Buch revitalizado, foi diante do Joaçaba Futsal. Após evento de reinauguração, em 08 de março de 2014, a bola rolou e a equipe mafrense, de virada, venceu por 5 a 2.

SOLIDARIEDADE FORA DAS QUADRAS EM 2014

Em meio a fúria da enchente de 2014, uma pausa para fazer o bem. No dia 08 de junho, a equipe se mobilizou para prestar auxílio na retirada das famílias e seus pertences das áreas de risco.

PRIMEIRO TURNO DE 2014

Mafra Futsal - Campeão Turno Primeira Divisão 201405 de julho de 2014: casa cheia, muita adrenalina e confiança! Final do turno da Primeira Divisão do Campeonato Estadual, diante do ADAF Saudades, onde o Mafra Futsal ergueu o troféu de campeão.

CAMPEÃO REGIONAL DOS JASC

Mafra Futsal - Campeão JASC Regional 2014Mais um título em 2014! Mafra Futsal, tricampeã da Etapa Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Dessa vez, a conquista foi na cidade de Pomerode. A carreata, que tomou conta das ruas centrais da cidade, aconteceu no dia 22 de outubro daquele ano.

TEMPORADA 2015

No dia 09 de fevereiro de 2015, teve início a temporada daquele ano da equipe de futsal Mafra Futsal. Em evento exclusivo para patrocinadores, autoridades e imprensa, realizado no Chodeli Restaurante & Pizzaria, a diretoria da equipe apresentou o projeto e o elenco.

RETURNO DE 2015 FORA DE CASA

Mafra Futsal - Campeão Returno Primeira Divisão 2015Em 07 de novembro de 2015, fora de casa, diante de Pinhalzinho, o Mafra Futsal sagrava-se campeão do returno da Primeira Divisão do Campeonato Catarinense. Desde 15 de junho daquele ano, a equipe contava com o comando do técnico Sandro de Oliveira Colvero.

2016: ANO DO MAIOR TÍTULO DO PROJETO

A temporada 2016, uma das mais bem lembradas da história da equipe, iniciava no dia 15 de fevereiro.

VICE NA PRÉ-TEMPORADA 2016

Na cidade de Três Barras, tendo como palco o Ginásio Ione Cyriaco de Souza, o Mafra Futsal sagrou-se vice-campeão da 3ª Copa Três Barras de Futsal, registrando duas vitórias (diante de Canoinhas e Concórdia) e uma derrota (para o JEC/Krona, campeão da competição). O quadrangular aconteceu nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril de 2016.

CAMPEÃO DA COPA SC

Mafra Futsal - Campeão Copa SC 201607‎ de ‎dezembro‎ de ‎2016, data da conquista do maior título da história do projeto Mafra Futsal: campeão da Copa Santa Catarina. Que festa!

TEMPORADA 2017

A temporada de 2017 iniciava no dia ‎13 de fevereiro, onde os atletas e membros da comissão técnica foram apresentados a diretoria, em evento interno realizado no Susin Hotel.

COMPETIÇÃO DE NÍVEL NACIONAL

07 de maio de 2017: data em que o Mafra Futsal entrava em quadra para a sua primeira partida à nível nacional, a Copa do Brasil, gerida pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Mafra Futsal - Copa do Brasil - Concórdia 2017Diante do ACF Concórdia Futsal, o primeiro jogo em casa, com vitória. O segundo, em 16 de maio, na casa do adversário, onde a equipe de Mafra garantiu nos pênaltis a classificação para a próxima fase.

Em 30 de maio de 2017, outra importante página da história do Mafra Futsal escrita: receber o conceituado Atlântico Futsal, para a segunda rodada da Copa do Brasil. Para coroar a partida, placar positivo para o time mafrense.

Mafra Futsal - Copa do Brasil - Atlântico 2017O jogo de volta, no dia 05 de junho, em Erechim-RS, marcou a despedida da equipe mafrense da competição. De cabeça erguida, diante de um dos maiores times de futsal do país.

ANO 2018

A temporada de 2018 iniciava no dia 9 de fevereiro. Em evento interno, realizado no Susin Hotel, atletas e membros da comissão técnica eram apresentados para a diretoria. Neste ano, a equipe passou pela troca de comando técnico. Em 11 de junho, assumia a o comando outro gaúcho: Henrique Fortes Braibante.

DESCONTINUIDADE DA EQUIPE ADULTA

Em 17 de dezembro de 2018, a diretoria do projeto Mafra Futsal anunciava oficialmente a paralisação da equipe adulta. Segundo nota oficial, o projeto passaria a focar, de forma integral, nas categorias de base para a temporada 2019. A decisão foi justificada pela necessidade de readequação orçamentária do projeto, buscando fortalecimento para um possível retorno, na temporada de 2020.

2019: FOCO NAS CATEGORIAS DE BASE

Escolinha-Mafra-Ferromax-DMENo ano de 2019, os trabalhos sociais do projeto Mafra Futsal foram mantidos, atendendo gratuitamente cerca de 250 crianças e jovens, com idades entre seis e 17 anos, através de suas categorias de base. Os treinamentos tiveram início no dia 25 de fevereiro.

Nesta temporada, o projeto passou a contar, além da escolinha, com equipes de rendimento, que disputam competições oficiais à nível estadual (dentro de cada categoria), geridas pela Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS).

A escolinha possui quatro categorias: sub-07, sub-09, sub-11 e sub-13.

Já o quadro de rendimento é composto pelas equipes: sub-09, sub-11, sub-13 e sub-15.

Outra novidade na temporada 2019 foi a criação da escolinha feminina, a qual atende meninas com idades entre 11 e 14 anos, em categoria única. Seu início está previsto para o dia 08 de junho.

FOTOS

Robson Komochena (Diretor de comunicação)

Miguel Luiz (Gazeta de Riomafra)

Luiz Eduardo Petreça (acervo década de 90)

Fornecedor oficial: